João Suassuna de Melo Sobrinho nasceu na Fazenda Cachoeira, em Pio IX, nome atual do antigo município de Patrocínio, no Piauí, no dia 15 de dezembro de 1911. Filho de Francisco Suassuna de Melo e Joana de Sousa Viana.
Depois dos estudos elementares feitos na terra natal, ele viveu na cidade do Crato, no Sul do Ceará, onde estudou e trabalhou como auxiliar de disciplina, secretário e professor do Ginásio do Crato, hoje Colégio Diocesano.
Para apressar a conclusão do curso ginasial - que de acordo com a legislação escolar da época, denominava-se secundário fundamental -, fez o artigo 100 (Exame de Madureza) em Fortaleza, sendo aprovado plenamente.
No Crato, após a conclusão de secundário fundamental, Suassuna concluiu o Curso de Perito Contador, mantido pela Escola de Comércio da Associação Caixeiral.
Transferido para Recife – PE, fez o secundário complementar no Liceu Pernambucano (atual Colégio Pedro Augusto). Aprovado em concurso público para Inspetor do Ensino Secundário, foi nomeado para exercer o cargo específico junto ao Colégio Salesiano do Sagrado Coração – Recife. Na capital pernambucana, ingressou no Curso de Odontologia, anexo à Faculdade de Medicina, hoje integrante da Universidade Federal de Pernambuco.
Diplomado em Odontologia, João Suassuna iniciou a sua carreira de Odontólogo, exercendo a profissão com interesse e competência. No entanto, ele jamais renunciou o seu trabalho na área de educação, atividade que iniciou ainda adolescente na sua terra natal.
João herdou do pai, o mestre-escola Francisco Suassuna de Melo, o interesse pela educação. “No meu Curriculum Vitae, faço questão de assinalar que nasci na Fazenda Cachoeira, pertencente ao município de Pio IX, no Estado do Piauí, e que a melhor escola que tive foi a do meu pai. (...) Dos seus filhos, fui o que mais se identificou com a sua personalidade; fui, sem falsa modéstia, o seu discípulo amado”, destacou.
Ainda adolescente, tendo estudado música, tocando violão, tornou-se dirigente da Banda de Música Municipal, função que tem um sentido docente, uma vez que o dirigente da banda representa o maestro.

No Crato, foi professor, dando aulas aos alunos mais atrasados. No Recife, lecionou em mais de 10 colégios públicos e particulares. Também ocupou salas de aulas como professor titular da Faculdade de Odontologia (UFPE), escola que ajudou a fundar e da qual foi vice-diretor durante quatro anos.
Seu currículo profissional é dos mais ricos. Dirigiu uma escola de ensino básico, foi inspetor Federal em estabelecimentos de nível médio e superior. Trabalhou na Assessoria de Assuntos Universitários da Secretaria de Educação e Desportos do Estado de Pernambuco. Participou da fundação de várias faculdades e fez parte de Conselhos ligados à educação.
Peregrinou intensamente pelas salas de aula até sua aposentadoria. E mesmo aposentado continuou organizando projetos de credenciamento de instituições de ensino superior e de autorização e reconhecimento de cursos em vários Estados brasileiros.
Migrado da terra natal muito jovem, João Suassuna nunca esqueceu a origem sertaneja. As raízes nascidas em Pio IX, no Nordeste, nunca secaram. Na década de 90, durante homenagem de alunos da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo à memória de seu pai, o professor colocou isso em claras palavras:
“Nunca esqueci o meu Estado, o meu Pio IX, nossa gente. De longe também se ama. Eu sempre amei minha terra e dela me orgulho.”
João Suassuna de Melo Sobrinho faleceu em 07 de janeiro de 2005. No mesmo ano, em julho, foi homenageado com o nome da Biblioteca Pública Municipal de Pio IX – PI, durante a gestão do prefeito José Mesquita Viana de Andrade.
***********************
Para mais informações sobre João Suassuna de Melo Sobrinho, recomendamos a leitura do livro “João Suassuna de Melo Sobrinho – Um educador exemplar”, organizado por Lourdes Nicácio e Silva. A obra está disponível da biblioteca pública de Pio IX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário