sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Um país mágico chamado biblioteca

Biblioteca é muito mais que uma porção de livros dispostos em prateleiras. É, na verdade, um importante espaço de aprendizado, cultura e troca de conhecimentos. As páginas ali disponíveis guardam um admirável mundo novo, pronto para ser desbravado.

Em Pio IX - PI, a Biblioteca Professor João Suassuna é essa espécie de país mágico, repleto de tesouros, cantigas, brincadeiras e traquinagens. E habitado por seres encantados, heróis, bichos, fadas e sacis.

Nesse país, as crianças têm poderes especiais. Ao tocar o livro com suas pequenas mãos, elas são capazes de criar e recriar espaços, dar vida a personagens, conhecer terras distantes.  Flutuam. E, nessa fantástica viagem, transformam em algo melhor esse mundo que convencionamos chamar de “real”.

Para essas pessoinhas, ter o hábito de frequentar uma biblioteca, além de trazer grande aprendizado, é uma diversão. A leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar.

Monteiro Lobato, que dedicou maior parte de sua obra ao imaginário infantil – e nos deixou há 65 anos –, enxergava nas bibliotecas e seus livros a solução para os problemas do Brasil. Um percurso que exige, necessariamente, a formação do leitor ainda nos primeiros anos de vida.

"No dia em que todas as cidades do Brasil tiverem a sua biblioteca infantil, o Brasil estará a salvo de todos os males, porque todos os males do Brasil tem uma causa única: a ignorância dos adultos justamente porque não lhes foi despertado o amor pela leitura, quando eram crianças", afirmou o autor de Sítio do Pica-Pau Amarelo.


Compreendendo isso, a Biblioteca Professor João Suassuna decidiu pular os muros e seguir até onde os jovens leitores estão. Transformou-se numa peregrina, percorrendo salas de aula e pátios de escolas com um baú de livros e um repertório de belas histórias.

Na cidade e no interior, o encantamento demonstrado pelos pequenos é sempre o mesmo. Olhinhos vidrados, risos espontâneos, curiosidade aguçada. Muitas vezes, ao final das atividades, os livros receberam afagos e até abraços. Carinho inevitável ao novo e divertido amigo.

Abaixo, fotos de algumas visitas realizadas pela equipe da Biblioteca Professor João Suassuna em escolas de Pio IX:








Nenhum comentário:

Postar um comentário