terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um pomar de livros e uma suculenta refeição

Eles aprenderam isso muito cedo: da terra brotam o feijão e o milho; das árvores nascem o imbu, o juá e a vargem do algaroba.

Oxe! E o que é aquilo?
Aquela árvore tem cachos de livros!!!
E o chão também tá apinhado!!!

Quando chegaram na Biblioteca Prof. João Suassuna, os alunos da escola Laurindo Paulo de Oliveira, da comunidade Recreio, se depararam com um pomar inusitado, cuidadosamente plantado para eles.


Deixados livres nesse campo fértil e farto, cada qual partiu para colher sua leitura. Com a habilidade de quem já nasce misturado à natureza, foram catando os frutos mais apetitosos e descobrindo seus sabores especiais.

Há muitos anos, quando os pais delas eram as crianças do mundo, os contos e as notícias eram transmitidas de boca em boca nos terreiros e esquinas. Isso mudou com a chegada do rádio, televisão, celular e internet. Porém, todos somos herdeiros da vontade de escutar uma história bem contada.


Sentados, mudos, estáticos. Não confundam concentração com brincadeira de estátua. Os meninos e meninas do Recreio não são diferentes das outras crianças do mundo. Pareciam hipnotizados com as aventuras contadas naquela manhã de visita à biblioteca.

A manhã nesse pomar de livros e histórias foi tão leve que o relógio virou cata-vento, girando tão rápido a ponto de o tempo voar. Na volta para casa, todos estavam saciados, afinal, a leitura de bons livros é uma suculenta refeição.

********
A visita dos alunos da escola Francisco Pedro da Silva à Biblioteca Prof. João Suassuna aconteceu em novembro de 2013.









Nenhum comentário:

Postar um comentário