terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Estação dos leitores

Que livro você está lendo? O que ele diz, mostra, ensina? É bom? Sem graça? A nossa "Estação dos leitores" é dedicada à opinião e história de quem gosta de ler. Conheça a primeira passageira:

-----------------------------------------------

Ler para entreter, se perder, nem ver o tempo passar.
Ler para conhecer, descobrir, se libertar.
Ler por ler, todo dia, sem cessar.



Maria Tereza é leitora. Há 82 anos mantém uma forte amizade com os livros. Aprendeu cedo, em casa, com o pai, na época que a lição era tirada na palmatória.

Carrega o hábito para onde vai. Seja na cadeira de balanço, na poltrona do ônibus ou do avião. Na varanda da filha que mora longe, na sala de espera do médico, depois do croché, antes de dormir. Ela e um bom livro são inseparáveis.

O gosto pelo tipo de literatura mudou com o tempo. Quando jovem, preferia as linhas adocicadas que falavam de romances e paixões arrebatadoras. Depois veio a fase dos contos de mistério e policiais. “Li muito Agatha Christie”, relembra.

A fase atual é voltada para a espiritualidade. Acaba de concluir “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. “Traz ensinamentos belíssimos. Ensina que o amor é maior e pode vencer o egoísmo, o orgulho... tudo que faz mal ao ser humano”, resume.

Sai Kardec, entra Graciliano Ramos. Maria Tereza decidiu fazer um pequeno desvio nas preferências para se debruçar sobre o romance Caetés, presente de um neto no Natal. Porque fazer concessão no gosto até pode, mas ficar sem livro nem pensar!


---------------------------------------------

Saiba mais sobre:

- Agatha Christie
- Allan Kardec
- Graciliano Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário