segunda-feira, 7 de julho de 2014

Quatro meninas leem 161 livros em um mês


Ler, para elas, é uma diversão. E como se divertem!!! Juntas, as quatro meninas devoraram 161 livros somente no mês de junho deste ano. São as melhores leitoras da Biblioteca Professor João Suassuna de Melo, localizada no município de Pio IX, semiárido piauiense.

Estudantes da rede pública de ensino de Pio IX, elas têm números de impressionar:


A Maria Letícia Gomes, 09 anos, leu 60 livros em um mês. Uma média de dois livros por dia.


Logo após vem Aysla Maria Santos Silva, 09 anos, com 40 livros.


Vitória Maria B. Pinheiro, 09 anos, é a terceira, com 39. 


E a Ana Beatriz J. Silva, 08 anos, fecha a lista das campeãs de leitura com 22 livros.  

Ler é uma viagem. Os livros, o primeiro amor

O gatilho para o hábito de ler com frequência foi comum para as quatro crianças: visitaram a biblioteca, chafurdaram o acervo, se encantaram e convocaram as mães para fazer suas fichas. O passo seguinte foi começar a levar mais e mais livros e gibis para casa.

Maria Letícia diz que “a imaginação flui” a cada página folheada. “Ler”, segundo a menina, “ajuda a crescer e ficar mais inteligente e estudiosa”.

Ferramentas de estudo e aprendizagem, além de bons amigos. É assim que a Vitória Maria define os livros que escolhe nas prateleiras da biblioteca. Quando senta com o livro da vez, ela se concentra e deixa a imaginação “viajar”. “Imagino as cores, as vozes dos personagens. Penso como é a casa onde moram e os lugares onde eles vivem”, conta.

Biblioteca homenageia melhores leitoras do mês de junho


Mais nova do grupo, Ana Beatriz assume ar sério para responder até quando vai ler. “Até ficar gagá”, diz, soltando uma gostosa gargalhada em seguida.

Aysla Maria, assim como as demais, está no 4º ano do ensino fundamental. A menina de ar tímido põe um sorriso no rosto e fala sem titubear sobre os efeitos que a leitura em excesso provoca na mente. “As histórias fazem a gente viajar, imaginar, descobrir coisas novas, diferentes.”

Pergunto para Aysla Maria se posso dizer que os livros são o primeiro amor da sua vida. “Pode!” A resposta firme e decidida é típica dos amores bem resolvidos. União estável e que promete ser eterna.

Homenagem

A marca atingida pelas quatro meninas foi reconhecida. Na noite de sexta-feira (04), Letícia, Aysla, Vitória e Ana foram homenageadas na Biblioteca Professor João Suassuna de Melo. Cada uma ganhou um pequeno presente. A entrega foi feita pelas professoras Síria Melo e Vilzimar Guedes.

Um comentário:

  1. Continuem assim, e vcs conseguiram vencer qualquer desafio que o sistema impõe. Vivemos em uma sociedade dos melhores, dos que se destacam, e vcs tão encarando. O caminho nao será facil, mas a chegada valerá mto a pena

    ResponderExcluir